Embora pouco mais caros, os extintores de incêndio tipo ABC garantem maior eficácia no combate a focos de incêndio por diversos motivos:
– Podem ser aplicados, indistintamente, a fogo em materiais classe A (papel, madeira, tecidos, etc…), classe B (materiais e líquidos combustíveis, graxas e gases) e classe C (equipamentos elétricos e eletrônicos).
– Por essas características, dispensam, ou minimizam, a necessidade de conhecimento prévio de moradores ou ocupantes das edificações sobre qual o correto extintor a aplicar no momento do foco ou princípio de incêndio, evitando agravamento da situação pelo uso inadequado.
– Necessitam de recarga somente a cada 5 anos e, anualmente, somente uma inspeção local do estado geral de conservação do extintor.
Portanto, sob a ótica da segurança e da prevenção, além da econômica a médio prazo, a opção por extintores ABC, ou substituição de existentes (A, B ou C), é uma medida a considerar para quem deseja adotar um sistema preventivo de ampla e fácil aplicação nas situações incidentais (prediais, comerciais e domésticas) mais comuns relativas a focos de incêndio.